Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Panna Cota

Oi genteeeeeeee,


Estes dias fiz uma receita de panna cotta que adoro. Sobremesa típica da região italiana do Piemonte, muito saborosa e simples de preparar . Pode ser consumida tanto no inverno quanto no verão. Eu prefiro fazê-la no inverno pois a baixa temperatura nos pede  pratos mais encorpados como: risottos, feijoadas, cozidos e massas, aí quando chega a sobremesa... nada melhor  que comer algo saboroso e leve para não ficar com tanto remorsooo hahahaha!!!
Pannacotta significa nata cozida, esta sobremesa consiste em uma mistura de creme de leite, leite e açúcar, ganhando forma com a gelatina. Muito versátil, o sabor depende do aromatizante que for escolhido... Pode ser feito com frutas, café, baunilha, especiarias, enfim vale a sua vontade e imaginação, recomendo utilizar  sempre raspas de algum cítrico para quebrar o sabor intenso do creme de leite.


Receita:

Ingredientes:

2 xícaras (500ml) de creme de leite fresco,
07 xícaras (1 litro e 750 ml) de leite integral,
raspas de limão siciliano
01 colher de sopa de essencia de baunilha,
03 colheres de sopa de gelatina em pó (12 folhas de gelatina sem sabor),
200g de açúcar,

Calda:
01 xícara (200g) de damasco secos,
02 xícaras de água,
02 colheres de sopa de açúcar confeiteiro.

Modo de fazer:

Levar  uma parte do creme de leite (06 xícaras ou 1,5 litros), o  leite, as raspas de limão e o açúcar ao fogo médio, retirar um pouco antes de levantar fervura.
Tampar e reservar por mais ou menos 1/2 hora para que seja feita a infusão com as raspas. Dissolver a gelatina com o restante do leite e aquecer no micro ondas até  60 graus( deve estar quente mas não pode ferver).
Juntar a gelatina dissolvida e a baunilha  com o preparo anterior e bater até obter um creme homogêneo.
Passar a mistura pela peneira e depois colocar em 12 formas individuais (eu usei taças de vinho branco).
Levar a geladeira por pelo menos 4 horas.

Calda:

Colocar em uma panela os damascos e a água e deixar ferver. Reduzir o fogo e deixar cozinhar por mais ou menos 30 minutos ou até reduzir 1/3 da água. Transferir para um processador e bater até a mistura ficar homogênea. Juntar o açúcar e misturar. Espelhar duas colheres de sopa em cada panna cotta.































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.